Teste do pezinho pode detectar até 50 doenças

A nova LEI Nº 14.154, amplia a investigação de doenças raras do teste para a identificação de até 50 doenças.

O teste ajuda a diagnosticar doenças metabólicas, genéticas e infecciosas capazes de afetar o desenvolvimento neuropsicomotor do recém-nascido, mas que não apresentam sintomas detectáveis.

É disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Esta nova ampliação do teste, conforme Ministério da Saúde, será dividida em cinco etapas.

“A delimitação de doenças a serem rastreadas pelo teste do pezinho, será revisada periodicamente, com base em evidências científicas, considerados os benefícios do rastreamento, do diagnóstico e do tratamento precoce, priorizando as doenças com maior prevalência no País, com protocolo de tratamento aprovado e com tratamento incorporado no Sistema Único de Saúde.” – MS

Um teste gratuito, que é de suma importância para identificar e intervir precocemente para assim melhorar a saúde de nossas crianças.

Fonte: Ministério da Saúde

Terapia ABA uma ciência, que se fundamenta em pesquisas básicas e aplicadas, por isso fique ATENTO


Muitas vezes as intervenções baseadas em ABA são banalizadas, porque muitos profissionais realizam sem o mínimo de conhecimento necessário sobre a Ciência.

Sim, porque ABA é uma ciência, que se fundamenta em pesquisas básicas e aplicadas.

Com uma crescente onda de cursos online, referindo capacitar alunos para realizar intervenções em ABA, muitas pessoas acabam fazendo estas formações e entendendo que estão habilitadas a trabalhar na área.

Porém a clínica vai muito além de uma formação consistente e com ensino de qualidade, ela também precisa de muitas horas de prática supervisionada para possibilitar um atendimento assertivo.

Infelizmente, até o momento no Brasil, não há uma regulamentação sobre o Analista do Comportamento, então algumas famílias por sua vez, ficam a mercê destes profissionais pouco qualificados, mas que utilizam de marketing para se divulgar, e por fim se frustram por não ver os avanços em seus filhos, culpando assim a ciência ABA.

Então fique atento, quando buscar um espaço para realizar esta terapia!

Confira se existem profissionais que realizam supervisões, por Analistas do Comportamento certificados por órgãos competentes.

No Brasil temos a QABA®, que é uma agência internacional de credenciamento, que certifica profissionais que atuam na área, ela é dedicada a garantir o mais alto padrão de atendimento entre os profissionais que prestam serviços de análise do comportamento aplicada.

Para um supervisor de nível QASP-S ser certificado, ele precisa ter comprovado mais de 1.000 horas de atendimento supervisionado, ter formação com quase 200 horas em instituições certificadas e realizar uma prova com mais de 100 questões sobre análise do comportamento.

Se tiver dúvidas sobre os profissionais certificados pela QABA®, acesse e confira direto no site da instituição: https://www.qababoard.net/registry

Quer saber mais sobre os nossos especialistas e suas certificações?
Veja nossa equipe de especialistas, que conta em nosso site.

Iniciando pelo currículo da Diretora e Fundadora da Clínica Todos – Juliana Rosendo Vargas.

7 Exercícios para treinar a propriocepção

Caminhar numa linha reta durante 10 metros, com um pé à frente do outro;
Caminhar por 10 metros em diferentes tipos de superfícies, como chão, colchonete e/ou travesseiro;
Caminhar numa linha reta usando apenas ponta dos pés, calcanhares, borda lateral ou interna do pé, de forma intercalada;
O terapeuta fica atrás da pessoa e pede para que ela fique num pé só e passe a bola para trás, rodando apenas o tronco;
Pular na cama elástica, elevando um joelho de cada vez;
De pé no balancim, fechar os olhos enquanto o terapeuta empurra a pessoa para a desequilibrar e ela não pode perder o equilíbrio;
Sobre uma superfície instável jogar bola com o terapeuta, sem desequilibrar.


Os exercícios proprioceptivos são especialmente indicados quando ocorre uma lesão na articulação, músculos e/ou nos ligamentos e, por isso, devem ser orientados por um fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional para adequar os exercícios às necessidades de cada pessoa.

Fonte: Tua Saúde

O vínculo terapêutico é tão importante quanto os objetivos na terapia

A construção do vínculo terapêutico precisa ser o alicerce para a terapia, pois é ele um dos principais ingredientes para o sucesso terapêutico.

Uma criança que constrói vínculo com o seu terapeuta é uma criança motivada para terapia e isto refletirá na sua evolução, participação e felicidade durante este processo.

Será que o paciente desta foto está motivado ?

Senado aprova obrigatoriedade de cobertura de tratamentos fora do rol da ANS

O Plenário do Senado aprovou nesta segunda-feira (29) o projeto de lei que derruba o chamado “rol taxativo” para a cobertura de planos de saúde (PL 2.033/2022). Pelo texto, os planos de saúde poderão ser obrigados a financiar tratamentos de saúde que não estejam na lista mantida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

O projeto de lei apresentado em reação à decisão do STJ determina que o Reps será apenas a “referência básica” para a cobertura dos planos de saúde. Um tratamento fora da lista deverá ser aceito, desde que ele cumpra uma das seguintes condições:

tenha eficácia comprovada cientificamente;


seja recomendado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec); ou


seja recomendado por pelo menos um órgão de avaliação de tecnologias em saúde com renome internacional.

O projeto veio da Câmara dos Deputados e foi aprovado sem mudanças. Sendo assim, ele segue agora para a sanção presidencial.

Fonte: Agência Senado

5 sinais de atraso no desenvolvimento

Não atingir os marcadores de desenvolvimento para idade;
Atraso motor, tanto na motricidade grossa quanto fina;
Dificuldade de aprendizagem;
Atraso no desenvolvimento da autonomia (autocuidado);
Dificuldade escolar.

Muitas vezes estas diferenças são quase imperceptíveis, pois as crianças ainda são pequenas, mas a cada sinal que deixamos passar estas diferenças vão ficando cada vez mais gritantes.

Tropeçar, esbarrar, não segurar o lápis corretamente, para muitos parece ser algo normal, contudo isso pode se tornar algo corriqueiro e começa afetar outras áreas do desenvolvimento.

Precisamos estar atentos aos pequenos sinais, a fim de proporcionar uma intervenção precoce, que é cientificamente provado ser algo que proporciona melhores resultados no desenvolvimento infantil.

Pediasuit um protocolo com múltiplas possibilidades

A terapia PediaSuit é uma abordagem intensiva que possibilita a obtenção de resultados em menor tempo, o uso do macacão PediaSuit permite que ajustes posturais sejam feitos e aumenta a informação sensorial proprioceptiva.

Ele pode ser utilizado também fora da sala de terapia.

Aqui, destacamos nossas unidades, pois ambas possuem este espaço ao ar livre o que facilita na intervenção

Possibilitando aos pacientes o desenvolvimento de atividades funcionais também nestes espaços, que são ricos em estímulos e levam a exploração e desenvolvimento de habilidades de forma muito mais prazerosa e dinâmica.

No Rio Grande do Sul, estamos entre as poucas clínicas que realizam o protocolo PediaSuit com a possibilidade de atividades em área externa, algo muito importante se tratando de terapia intensiva, que demanda dos pacientes muitas horas em um mesmo espaço.

Pediasuit – Terapia Intensiva combinada com macacão ortopédico

Em nossa filial, contamos com uma sala equipada para atender crianças através do Protocolo de terapia intensiva PediaSuit, o qual faz uso de macacão terapêutico ortopédico, que apresenta resultados mais rápidos.

Conforme PediaSuit Brasil, a terapia com o macacão terapêutico ortopédico, combinada com a terapia intensiva, consiste em um programa de 80 horas de tratamento realizadas em 4 semanas, seguidas de 2 semanas de terapia de manutenção, sendo que esse ciclo deverá ser repetido de acordo com a necessidade de cada paciente.

O programa combina fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia (em sua devida área de atuação) podendo de acordo com a necessidade de cada paciente, aliar nas horas da terapia de manutenção, demais tratamentos de reabilitação, que serão indicados conforme cada especificidade.

Indicado para tratamento de pacientes com atraso no desenvolvimento Neuropsicomotor, como: Paralisia Cerebral ou lesões cerebrais, autismo, dentre outros diagnósticos

Em um programa de terapia regular seriam necessários mais de 6 meses para a criança completar 80 horas de terapia. Por esta razão, com o protocolo intensivo, os resultados podem ser vistos precocemente.

Marque uma avaliação e conheça esta intervenção!

5 dicas para ajudar a criança não verbal a transmitir as suas necessidades e os seus desejos aos pais.

A Comunicação não verbal é uma ponte para o desenvolvimento da linguagem.

Brincadeiras e interação social auxiliam no processo de descrever as coisas.
A imitação é uma forma de comunicar a compreensão mútua
Deixe que a criança não verbal defina o ritmo e o tema que mantêm o interesse dele
Evite a vontade de responder pelo seu filho e lhe dê espaço

Uma criança não verbal não significa necessariamente manter métodos não verbais de comunicação para sempre.

Aproveite e elogie ao máximo as tentativas de comunicação da criança.

Use frases curtas e objetivas: “pega bola”.

Alterne o tom de voz para enfatizar que é dito, seja muito teatral!

Use o brincar para apresentar palavras e expressões novas.
Garanta a atenção da criança quando for fazer uma pergunta. E faça perguntas que tenham respostas objetivas como: sim ou não.

Razões para utilizar musicoterapia como ferramenta de intervenção

A musicoterapia se caracteriza pela interdisciplinaridade.

Isso quer dizer que várias áreas do conhecimento se encontram e colaboram para a construção teórica e prática do campo, como por exemplo: a música, a terapia, a psicologia, a sociologia, a biologia, entre outras.

Assim, a musicoterapia se coloca como um campo que estuda as relações que as pessoas fazem com a música:

O significado que a música tem em suas vidas;
As possibilidades de comunicação que sons ritmos, alturas e timbre proporcionam;
As oportunidades de reabilitação social, motora e emocional que as melodias permitem construir, as nuances de fortalecimento da autopercepção e da percepção do outro que o fazer musical propicia.

Evitando dessa forma, que haja danos ou diminuição dos processos de desenvolvimento do potencial das pessoas e/ ou comunidades.

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