Crise X problemas de comportamento

Crises e problemas de comportamento são diferentes, ainda que na prática eles possam se apresentar de forma similar, com agressões verbais e físicas. Os problemas de comportamento aparecem de forma mais leve, nem sempre com agressões físicas e tendem a não durar um longo período de tempo. Já os comportamentos de crises agressivas são mais severos, em especial com autoagressão/heteroagressão e podem durar por um longo período de tempo. Além disso, as crises agressivas tendem a acontecer com maior frequência e são mais previsíveis.

Para ambos os casos, a Análise Aplicada do Comportamento fornece ferramentas para lidarmos com as situações: podemos, por exemplo, aumentar a Operação Motivadora do aprendiz ou planejar a entrega de mais reforçadores para manter as trocas e atividades sempre prazerosas em um ambiente positivo para a aprendizagem!

Fonte: Behavior Crisis Management Training – PCMA (crisisintervention.com)

Acompanhamento Precoce e fonoaudiologia

Se você suspeita que seu filho possa estar enfrentando dificuldades de fala, linguagem, voz ou audição, não espere. Procure uma avaliação de um fonoaudiólogo o mais cedo possível. O diagnóstico e a intervenção precoce podem fazer uma grande diferença no desenvolvimento da criança.

Algumas dicas importantes para auxiliar os pequenos:

Leitura Diária: A leitura é uma maneira maravilhosa de melhorar o vocabulário e a compreensão da linguagem. Leia para seu filho todos os dias e incentive-o a fazer perguntas e discutir a história.
Comunique-se: Mantenha conversas regulares com seu filho, mesmo que ele ainda não esteja falando abertamente. Fale com ele sobre suas atividades diárias, faça perguntas e ouça com atenção.

Estímulo ao Jogo: Brincar é uma maneira importante de desenvolver a linguagem e a comunicação. Brinquedos interativos, jogos de faz de conta e jogos de tabuleiro podem ser ferramentas ótimas.

Seja Paciente: Cada criança se desenvolve em seu próprio ritmo. Se seu filho estiver enfrentando desafios de linguagem, seja paciente e apoie-o em seu progresso.

Promova a Socialização: Incentive seu filho a interagir com outras crianças. A interação social ajuda no desenvolvimento da comunicação e da linguagem.

Monitore o Uso de Telas: Limite o tempo que seu filho passa em dispositivos eletrônicos, como tablets e smartphones. O tempo em frente às telas pode interferir no desenvolvimento da fala e da linguagem.

Siga as Recomendações do Fonoaudiólogo: Se seu filho estiver recebendo terapia fonoaudiológica, siga as orientações do fonoaudiólogo de forma consistente em casa. Isso ajuda a maximizar os benefícios da terapia.

Celebre as Conquistas: Reforce a confiança de seu filho celebrando suas conquistas na comunicação. Elogie seus esforços e realize atividades juntos que envolvam a linguagem.

Mantenha-se Envolvido: A participação dos pais é fundamental no progresso da criança. Esteja participando de sessões de terapia e trabalhando em colaboração com o fonoaudiólogo para apoiar seu filho.

Lembre-se de que cada criança é única, e o que funciona para uma pode não funcionar para outra. Se você tiver dúvidas sobre o desenvolvimento da linguagem de seu filho, consulte um fonoaudiólogo para obter orientações personalizadas e apoio.

Por que a Intervenção Precoce é Vital na vida de Pessoas Atípicas

A intervenção precoce desempenha um papel crucial na prevenção do sui#!dio em pessoas atípicas e em qualquer população. Identificar sinais de alerta de problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade e pensamentos sui#!das, antes que eles se agravem é fundamental.

Isso permite a redução do sofrimento emocional que alguém enfrenta, melhora a qualidade de vida e diminui o impacto negativo das condições de saúde mental. Além disso, uma intervenção precoce pode prevenir crises de saúde mental que podem levar a comportamentos de risco.

Outro aspecto importante é a educação e conscientização, tanto para a pessoa em questão quanto para seus entes queridos. Isso cria um ambiente de apoio e compreensão, ajudando a pessoa a se sentir menos isolada e mais incluída.

A resposta ao tratamento tende a ser mais eficaz quando os problemas de saúde mental são envolvidos precocemente, o que inclui terapia, medicamentos e outras formas de apoio.

Além disso, uma intervenção precoce pode ensinar estratégias de enfrentamento saudável e promover a resiliência emocional, ajudando as pessoas a lidarem melhor com os desafios futuros.

Ao promover uma intervenção precoce, também estamos combatendo o estigma em relação à saúde mental. Isso ajuda a criar uma sociedade mais aberta e compassiva, onde as pessoas se sintam mais à vontade para buscar ajuda quando necessário. Portanto, uma intervenção precoce desempenha um papel fundamental no apoio à saúde mental.

Tornando a Integração Sensorial Mais Confortável e Efetiva

A troca das correntes que sustentam os equipamentos suspensos por cintas, em salas de integração sensorial, pode trazer benefícios ao ambiente terapêutico e aos aprendizes.

No geral, as cintas e destorcedores são mais seguros e confortáveis ​​às crianças, pois reduzem o desconforto auditivo que algumas crianças podem sentir com o barulho das correntes .

Além disso, evitam o desconforto que pode ser causado pelas correntes e, ao mesmo tempo, minimizam o risco de acidentes.

Podemos destacar que, acrescentar os destorcedores permite a rotação de 360 graus dos equipamentos, garantindo a segurança da criança (sem o seu uso, pode-se desgastar tanto a corrente quanto a cinta pela fricção e arrebentar). Além disso, esta rotação é um movimento importante para estímulos do sistema vestibular na integração sensorial.

Aqui, na Clínica, demos adeus às correntes! Gostou?

Grupo de fonoaudiologia e musicoterapia

O grupo de Fonoaudiologia e Musicoterapia é indicado para aprendizes que precisam desenvolver habilidades sociais e comunicativas e cuja maior qualidade de expressão é observada no tecido musical.

Simplificando: a indicação existe quando a intervenção fonoaudiológica é facilitada – ou às vezes só é possível- pela música.

Neste procedimento, o musicoterapeuta é o responsável por criar experiências musicais onde a fonoaudiologia encontra materiais e espaços que facilitam sua intervenção.

São oferecidas três modalidades de grupo:
– Apraxia,
– CAA,
– Pragmática.

Ficou interessado? Fique ligado nas nossas redes sociais que vamos te explicar cada uma das modalidades.

Fisioterapia e Terapia Ocupacional dão “Match” no tratamento do autismo.

A fisioterapia e a terapia ocupacional desempenham papéis importantes no tratamento do autismo, pois ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas com essa condição, promovendo o desenvolvimento de habilidades motoras, funcionais e sociais.

A fisioterapia, nesse contexto, concentra-se principalmente no desenvolvimento motor e na melhoria das habilidades físicas das pessoas com autismo, trabalhando para desenvolver a força muscular, a coordenação motora, o equilíbrio e a mobilidade.

A terapia ocupacional, por sua vez, concentra-se nas habilidades do cotidiano e nas atividades da vida diária, ajudando as pessoas com autismo a desenvolver habilidades necessárias para realizar tarefas adquiridas, como se vestir, alimentar-se, higiene pessoal e outras atividades básicas de autocuidado.

É importante destacar que o tratamento do autismo deve ser multidisciplinar, envolvendo uma equipe de profissionais de diferentes áreas, como neuropediatras, pediatras, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, analistas do comportamento, musicoterapeutas, entre outros.

A fisioterapia e a terapia ocupacional desempenham um papel fundamental nessa equipe, ajudando os autistas a alcançarem seu máximo potencial e melhorar sua qualidade de vida.

Você conhece outras terapias que dão “Match” no tratamento para o Autismo?

Quero que meu filho(a) Autista seja acompanhado pela Clínica Todos, o que eu faço?

Ouvimos esta frase diariamente de diversas famílias.

Afinal, somos uma Clínica referência em avaliação e intervenção comportamental, que conta com uma equipe de especialistas e possui as melhores formações para os tratamentos oferecidos.

Mas, você deve estar se perguntando, o que eu faço para conseguir que meu filho(a) seja acompanhado pela Clínica Todos em Porto Alegre?

1 – Primeiro, você necessita ter um laudo especificando qual o tipo de tratamento e quais as especialidades que seu filho(a) precisa.

2 – Você precisa saber que não somos credenciados a planos de saúde, mas possuímos outras formas de ingresso. Nossa equipe irá esclarecer como funciona.

3 – As vagas são limitadas, pois para que possamos prezar por um atendimento de excelência, precisamos avaliar cada caso e oferecer atenção necessária para cada um.

4 – Após os trâmites legais externos, que levam algum tempo, você será acolhido pela nossa equipe que irá lhe dar o suporte necessário pelos próximos anos da vida do seu filho(a).

Não esqueça, aqui cada um é tratado como único!

Sensibilidade Sensorial, precisamos falar sobre isso!

Um abraço pode ser muito reconfortante, exceto os abraços forçados.

A aversão ao toque é um desafio comum enfrentado por muitas crianças no espectro autista, devido à sua sensibilidade sensorial.

Embora cada criança seja única e possa ter diferentes níveis de aversão ao toque, aqui estão algumas estratégias que podem ajudar a diminuir:

Respeite os limites individuais: É importante respeitar os limites da criança em relação ao toque. Observe atentamente as reações e sinais de desconforto e evite forçar o contato físico. Permita que a criança determine seu próprio espaço pessoal.

Ambiente calmo e previsível: Crie um ambiente que seja calmo, organizado e previsível. Reduza ao máximo os estímulos sensoriais necessários, como ruídos altos, luzes brilhantes ou aromas fortes.

Conheça as emoções e desafios sensoriais do indivíduo: Converse com a criança e seus cuidadores para entender quais são os desafios sensoriais específicos e quais estímulos sensoriais podem ser problemáticos ou reconfortantes.

Em nossa clínica, possuímos profissionais certificados, que podem te ajudar neste processo!

Marcos do desenvolvimento do nascimento até 12 meses


Nascimento
Segura a cabeça para um lado em prona
Reação de endireitamento do pescoço
Move os braços simetricamente
Reflexo de agarramento
Reflexo de mordida fásico
Reflexo de enraizamento
Reflexo de sucção

2-3 Meses
Reflexo de agarramento desaparecendo
Alcança objetos com as duas mãos
Vira de um lado para o outro
Chuta as pernas em uma sequência
Gira e estende a cabeça
Segue com os olhos movendo a pessoa
Inspeciona as próprias mãos
Traz as mãos em linhas médias em decúbito dorsal
Coordena a sucção, deglutição e respiração
Inibição do reflexo de sucção e deglutição (pode fazer algumas sucções antes de engolir)

3-4 Meses
Mantém a cabeça erguida quando na barriga
Brevemente abre as mãos
Move os braços e as pernas
Rola de trás para o outro
Explora objetos visualmente
Segue com os olhos movendo objetos
Agarra-se a objetos e leva-os à boca
Boca consistente
Usa a língua para mover os alimentos na boca

4-6 Meses
Mantém a cabeça firme
Brevemente abre as mãos
Move os braços e as pernas
Emerge um alcance bilateral e unilateral
Pega pequenos objetos com um movimento de raking
Elevadores copo por alças
Recupera o objeto
Transfere objetos entre as mãos
Segura a própria garrafa
Abre a boca quando está com fome
Abre a boca na presença de uma colher
Leva as duas mãos à boca
Movimentos da língua para mover alimentos em purê para engolir
Movimentos laterais da língua
Movimentos de Munching


6-8 Meses
Alcança e agarra objetos com o cotovelo estendido
Coloca as coisas na boca
Sopra “framboesas” (enfia a língua para fora e sopra)
Começa a sentar-se de forma independente
Equilibra-se bem quando sentado
Transfere objetos entre as mãos
Estabilidade da cabeça (sem oscilação da cabeça)
Pega pequenos objetos com aperto palmar
Coloca as coisas na boca
Morde e mastiga brinquedos
Sopra “framboesas” (enfia a língua para fora e sopra)
Fecha os lábios se ela não quiser mais comida
Emerge lateralização da língua
Emerge o fechamento labial
Leva bem os sólidos
Baba menos

8-10 Meses
Mudanças de propenso a sentar e sentar para propenso
Faz movimentos de pisada
Puxa-se para a posição sentada
Agarra com uma pinça
Segura e morde um biscoito/cracker
Leva bem os sólidos
Mastiga/mastiga alimentos macios

10-12 Meses
Desenvolve-se a rotação do tronco
Autônomo
Faz movimentos de pisada
Pokes com dedo indicador
Auto-alimenta finger foods
Agarra com uma pinça
Leva bem os sólidos
Mastiga/mastiga alimentos macios
Mastigação rotativa emergente

Agora que você já sabe o que o bebê faz em cada etapa, compartilha com outras pessoas que também precisem saber!

Treinamento Lei Lucas

A Lei Lucas é um passo importante na segurança do trabalho. Ela diz que qualquer profissional da educação precisa ter em seu currículo capacitação de primeiros socorros. Uma vez que ela é uma atividade importante no atendimento inicial de pessoas até a chegada da ajuda especializada.

Estamos sempre em busca das melhores práticas para o atendimento eficiente dos nossos aprendizes. Entendemos a importância dessa qualificação.

A Lei Lucas (13722/18) foi sancionada no dia 04/10/2018. Essa lei obriga as escolas, públicas e privadas, assim como qualquer área especializada em atendimento infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros. Aqui estamos novamente investindo em mais capacitação para nossa equipe.

Na foto, uma parte da turma, que hoje realizou o treinamento, mas ainda este mês teremos outro treinamento de primeiros socorros.

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