O está por trás do brincar?

4 nov 2019 Geral

O brincar como forma científica de aprendizagem para a criança. Veja os benefícios que o brincar desenvolve para as crianças. Ajudando as diferentes áreas da psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, musicoterapia, psicopedagogia e outros a se conectarem e ampliarem suas possibilidades de crescimento para as crianças:

  1. Os pensamentos atuais da criança são importantes e estão relacionados a conhecimentos prévios, atitudes e objetivos. O brincar oferece muitas oportunidades para o adulto observar as ações que indicam a natureza do pensamento da criança.
  2. Os indivíduos constroem seus próprios significados por meio de processos sociais e de interação com o ambiente físico. Trabalhando e brincando com seus pares, as crianças se desenvolvem por meio da colaboração e da experimentação.
  3. A construção de significado é um processo contínuo e ativo. Os aprendentes estão continuamente gerando, verificando e reestruturando ideias e hipóteses. O uso de objetos de diferentes tamanhos, cores, formas, pesos e densidade desafia os pensamentos lógicos de dedução baseados nas evidências que estão diante da criança.
  4. A aprendizagem envolve mudança conceitual. Os conceitos precisam ser reorganizados conforme o aprendiz absorve e consolida o que está vivenciando.
  5. As atividades de brincar e aprender precisam ser significativas para a criança. Conforme a motivação e o envolvimento vão aumentando em relação à atividade, mais oportunidades da aprendizagem ser armazenada na memória de logo prazo haverá.

 

Terapia Ocupacional e Integração Sensorial

A Terapia Ocupacional possui atuação em diversas áreas como saúdeeducação e na esfera social, trabalhando na autonomia das pessoas. Alguns indivíduos, por razões ligadas a problemática específica, como, físicas, sensoriais, mentais, psicológicos e / ou sociais, apresentam dificuldade na inserção e participação na vida social. As intervenções em terapia ocupacional dimensionam-se pelo uso da atividade, elemento centralizador e orientador, na construção complexa e contextualizada do processo terapêutico.

 

Um dos pilares da profissão de uma terapeuta ocupacional é a utilização das diferentes propriedades presentes nas atividades humanas como recurso terapêutico para desenvolver, restaurar ou ampliar as capacidades funcionais das pessoas. O objetivo de sua ação é encontrar meios para que as pessoas alcancem sua autonomiaindependência e utilizem ao máximo suas potencialidades.

 

Sobre a terapia ocupacional com integração sensorial, ela atua no processo de organização do seu corpo e do ambiente, através dos ajustes das vias sensoriais, ajudando o cérebro a organizar de maneira eficiente os estímulos recebidos. A criança que apresenta uma hiper ou hipo sensibilidade nas vias sensoriais apresenta um desequilíbrio de sua integração. Em algumas situações quando a criança tem uma sensibilidade alterada muitas vezes faz estereotipais (como bater repetidas vezes, girar, pular, buscando estímulos que supram este desequilíbrio), quando conseguimos acomodar a integração das vias sensoriais a criança começar a apresentar maior concentração, consegue envolver-se nas ações em períodos mais longos, interferindo diretamente no desenvolvimento cerebral, apresentando consequências positivas em sua capacidade global.

Musicoterapia

A Musicoterapia emprega instrumentos musicais, o corpo, a voz e demais sons com a intenção de estabelecer canais de comunicação com seus pacientes.

Busca estimular a interação social, sendo este um dos principais atrasos para indivíduos com diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Na musicoterapia é trabalhado o desenvolvimento de potenciais do indivíduo de forma lúdica, assim aumentando a motivação na atividade e buscando restabelecimento de funções físicas, mentais e sociais.

A Musicoterapia é uma atividade terapêutica e lúdica que, através da música e da utilização de diversos instrumentos proporciona ao paciente uma melhora na sensibilidade auditiva, da fala, comunicação em geral e relacionamento interpessoal.

Psicologia

A Psicologia é a ciência que se preocupa em estudar a subjetividade humana.
Atua tanto nas expressões humanas visíveis (comportamentos) como naquelas que não podem ser vistas, como nossos pensamentos. O termo “psicologia” tem origem grega e é formado a partir da junção das palavras psique (mente) e logia (estudo).

psicologia clínica é a parte da psicologia que se envolve em estudar e orientar sobre os transtornos mentais e suas manifestações psíquicas. A psicóloga pode atuar de maneira preventiva, promovendo a saúde mental e bem estar, realizando psicoterapia, orientações, avaliando, realizando diagnósticos e encaminhamentos.

A psicóloga clínica tem com um dos objetivos atender o outro em sua singularidade, ouvi-lo, orientá-lo, apontar caminhos a fim de proporcionar alívio emocional e autoconhecimento. A psicóloga será a profissional que irá mediar e propiciar o encontro do sujeito consigo mesmo a partir da fala e do seu comportamento.

Psicopedagogia

Psicopedagogia é a área do conhecimento que estuda e lida com a aprendizagem, suas dificuldades e transtornos. Sendo a aprendizagem, predominantemente, o elemento responsável pelas transformações das ações humanas, através da qual são desenvolvidas habilidades, raciocínios, atitudes, valores, vontades, interesses, aspirações, integrações e realizações.

Isso requer do profissional que lida com o ato de aprender uma formação ampla e bem fundamentada, com conhecimento inclusive no desenvolvimento emocional do individuo. É necessário que o psicopedagogo tenha um olhar abrangente sobre as causas das dificuldades de aprendizagem, indo além dos problemas biológicos, rompendo assim com a visão simplista dos problemas de aprendizagem, procurando compreender mais profundamente como ocorre este processo de aprender numa abordagem integrada, na qual não se toma apenas um aspecto da pessoa, mas sua integralidade. São muitos os problemas que podem levar a dificuldade e transtornos de aprendizagem. Desde questões emocionais, fatores orgânicos e neurológicos.

 

Um dos objetivos de uma psicopedagoga é que o aluno se interesse pelo processo de conhecimento e aja sobre o objeto de conhecimento. O aluno deve ser parte integrante, responder e formular questões e relacionar diferentes conteúdos é fundamental para aprendizagem significativa. Para que a aprendizagem seja mais efetiva, o professor deve investigar o nível de conhecimento do aluno, identificando seus pontos fortes e fracos e adaptando os conteúdos de forma a facilitar o ensino.

Fonoaudiologia

A fonoaudiologia, terapia da fala ou fonoterapia, é a ciência que tem como objeto de estudo as funções biológicas e comportamentais envolvidas na comunicação humana.

Uma das áreas de atuação de um fonoaudiólogo é a área da comunicação oral e escrita, voz e audição. Este profissional tem grande importância para crianças que apresentam atraso de desenvolvimento linguístico, característica de muitas crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), uma vez que déficits de comunicação e interação social é um dos critérios diagnósticos do DSM 5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Doenças Mentais), que por vezes geram o atraso de comunicação.

 

Ainda na área da linguagem, a fonoaudióloga acompanha o desenvolvimento do bebê, nos aspectos relacionados ao processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem. Avalia problemas relacionados com a aquisição e o desenvolvimento da linguagem, faz diagnósticos de atrasos de linguagem, orienta um possível tratamento para a habilitação de crianças com atraso desta ordem.

Alguns problemas relacionados à linguagem que devem ser identificados para intervenção precoce, uma vez que quanto mais cedo, melhores os prognósticos são: atraso na fala ou emissões das primeiras palavras (demora para falar e expressar-se), deficiência na formação de frases – (fala frases de forma incompleta ou mal consegue terminá-las); omissões e acréscimos de sons na fala (pula palavras ou frases inteiras); troca de fonemas ou letras; gagueira (pode ser de origem neural, psicológica ou motora), entre outros. Lembrando que existem marcos do desenvolvimento em relação à comunicação, então a criança pode estar ainda dentro do esperado para sua idade. Mas na dúvida, não hesite e procure um fonoaudiólogo competente para avaliação.

Modelo Denver De Intervenção Precoce

O Modelo Denver de Intervenção Precoce (ESDM) é um dos métodos utilizados no tratamento do autismo infantil. Ele tem como fundamentação principal nos métodos: Modelo Denver original (1981); Análise Aplicada do Comportamento (ABA); Treino da Resposta Induzida (pivotal reponse training – PRT).

Em 2012, foi considerado uma das 10 maiores descobertas da área médica, conforme indica a revista Times. Trata-se de uma abordagem de intervenção com comprovação científica, ou seja, apresenta resultados comprovados de melhora dos sintomas, quando bem aplicado por profissional devidamente capacitado.

Nossa equipe é especializada em Modelo Denver e usa essa prática, junto com o ABA e outros métodos comprovados para aprimorar comportamentos e criar novas redes neurais na criança.

Sempre buscando os marcos do desenvolvimento típico de uma criança, o Modelo Denver de Intervenção Precoce tem como objetivo estimular e motivar, através de brincadeiras lúdicas, que a criança realize determinados objetivos. É indicado para crianças de até 5 anos de idade.

O programa de intervenção deve começar com avaliação inicial que é feita por um dos especialistas da nossa equipe através de um “Checklist” para estipular as áreas que podem estar em atraso e traçar as metas para toda equipe envolvida no trabalho, pais e escola, nas atividades diárias da criança com autismo.

A orientação dos pais é importante, não somente para a conscientização dos sintomas do espectro autista, mas também sobre como estimular no dia a dia as competências da criança. Quando os pais dominam a intervenção há maior probabilidade de manutenção dos ganhos adquiridos nos programas de intervenção. Por isso, as intervenções devem ser realizadas no consultório de profissionais especialistas, em casa e também nas escolas.

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato conosco.

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