Marcos do desenvolvimento do nascimento até 12 meses


Nascimento
Segura a cabeça para um lado em prona
Reação de endireitamento do pescoço
Move os braços simetricamente
Reflexo de agarramento
Reflexo de mordida fásico
Reflexo de enraizamento
Reflexo de sucção

2-3 Meses
Reflexo de agarramento desaparecendo
Alcança objetos com as duas mãos
Vira de um lado para o outro
Chuta as pernas em uma sequência
Gira e estende a cabeça
Segue com os olhos movendo a pessoa
Inspeciona as próprias mãos
Traz as mãos em linhas médias em decúbito dorsal
Coordena a sucção, deglutição e respiração
Inibição do reflexo de sucção e deglutição (pode fazer algumas sucções antes de engolir)

3-4 Meses
Mantém a cabeça erguida quando na barriga
Brevemente abre as mãos
Move os braços e as pernas
Rola de trás para o outro
Explora objetos visualmente
Segue com os olhos movendo objetos
Agarra-se a objetos e leva-os à boca
Boca consistente
Usa a língua para mover os alimentos na boca

4-6 Meses
Mantém a cabeça firme
Brevemente abre as mãos
Move os braços e as pernas
Emerge um alcance bilateral e unilateral
Pega pequenos objetos com um movimento de raking
Elevadores copo por alças
Recupera o objeto
Transfere objetos entre as mãos
Segura a própria garrafa
Abre a boca quando está com fome
Abre a boca na presença de uma colher
Leva as duas mãos à boca
Movimentos da língua para mover alimentos em purê para engolir
Movimentos laterais da língua
Movimentos de Munching


6-8 Meses
Alcança e agarra objetos com o cotovelo estendido
Coloca as coisas na boca
Sopra “framboesas” (enfia a língua para fora e sopra)
Começa a sentar-se de forma independente
Equilibra-se bem quando sentado
Transfere objetos entre as mãos
Estabilidade da cabeça (sem oscilação da cabeça)
Pega pequenos objetos com aperto palmar
Coloca as coisas na boca
Morde e mastiga brinquedos
Sopra “framboesas” (enfia a língua para fora e sopra)
Fecha os lábios se ela não quiser mais comida
Emerge lateralização da língua
Emerge o fechamento labial
Leva bem os sólidos
Baba menos

8-10 Meses
Mudanças de propenso a sentar e sentar para propenso
Faz movimentos de pisada
Puxa-se para a posição sentada
Agarra com uma pinça
Segura e morde um biscoito/cracker
Leva bem os sólidos
Mastiga/mastiga alimentos macios

10-12 Meses
Desenvolve-se a rotação do tronco
Autônomo
Faz movimentos de pisada
Pokes com dedo indicador
Auto-alimenta finger foods
Agarra com uma pinça
Leva bem os sólidos
Mastiga/mastiga alimentos macios
Mastigação rotativa emergente

Agora que você já sabe o que o bebê faz em cada etapa, compartilha com outras pessoas que também precisem saber!

Treinamento Lei Lucas

A Lei Lucas é um passo importante na segurança do trabalho. Ela diz que qualquer profissional da educação precisa ter em seu currículo capacitação de primeiros socorros. Uma vez que ela é uma atividade importante no atendimento inicial de pessoas até a chegada da ajuda especializada.

Estamos sempre em busca das melhores práticas para o atendimento eficiente dos nossos aprendizes. Entendemos a importância dessa qualificação.

A Lei Lucas (13722/18) foi sancionada no dia 04/10/2018. Essa lei obriga as escolas, públicas e privadas, assim como qualquer área especializada em atendimento infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros. Aqui estamos novamente investindo em mais capacitação para nossa equipe.

Na foto, uma parte da turma, que hoje realizou o treinamento, mas ainda este mês teremos outro treinamento de primeiros socorros.

A Intervenção Precoce é fundamental para o sucesso

Prevalência de autismo mais alta, de acordo com dados de 11 comunidades dos EUA.

Uma em cada 36 (2,8%) crianças de 8 anos de idade foi identificada com transtorno do espectro autista (TEA), de acordo com uma análise publicada hoje no Relatório Semanal de Morbidade e Mortalidade (MMWR) do CDC .

As novas descobertas são superiores à estimativa anterior de 2018, que encontrou uma prevalência de 1 em 44 (2,3%).

Os dados vêm de 11 comunidades da Rede de Monitoramento de Deficiências de Autismo e Desenvolvimento (ADDM) e não são representativos de todos os Estados Unidos.

No Brasil, não temos números de prevalência de autismo. Se fizermos a mesma proporção desse estudo do CDC com a população brasileira, poderíamos ter cerca de 5,95 milhões de autistas no Brasil.

Diversas pesquisas demonstraram que a aprendizagem e desenvolvimento da criança ocorrem mais rapidamente na idade pré-escolar.

Os dados apresentados recentemente da principal referência mundial a respeito da prevalência de autismo, o CDC (Centro de Controle de Prevenção e Doenças), do governo dos EUA, demonstram mais uma vez a importância do diagnóstico e tratamento precoce de crianças no Espectro Autista.

Conforme seu levantamento, uma análise comparando o número de avaliações e identificações de TEA antes e depois do início da pandemia descobriu que, antes deste período, crianças de 4 anos recebiam mais avaliações e identificações do que crianças de 8 anos quando tinham 4 anos de idade.

No entanto, essas melhorias na avaliação e detecção de TEA foram eliminadas a partir de março de 2020 .

Atrasos na avaliação podem ter efeitos duradouros como resultado de atrasos na identificação e início dos serviços durante o período de pandemia.

Buscar o diagnóstico e tratamento precoce é chave para uma vida melhor!

Fonte: Centers for Disease Control and Prevention

Estratégias para sensibilidade sensorial

Essas sensibilidades afetam a capacidade dos sujeitos entenderem e processar estímulos sensoriais, como texturas, sons, luzes, cores, cheiros etc.

Seguem algumas estratégias para ajudar a reduzir:

Sensibilidade auditiva:
Evitar determinados sons
Reduzir ao mínimo os ruídos de fundo, em especial o de várias pessoas a falar em simultâneo
• Considerar o uso de tampões ou auscultadores

Sensibilidade tátil:

• Comprar peças repetidas de vestuário que seja tolerado
• Recorrer à Terapia de Integração Sensorial

Sensibilidade ao paladar:
• Evitar regimes alimentares ou privação de alimentos forçados
• Prova novos alimentos, em vez de exigir que sejam mastigados e engolidos

Sensibilidade visual:
• Evitar a luz intensa
• Usar óculos de sol

Sensibilidade à dor
• Procurar indicadores comportamentais de dor
• Encorajá-la a dizer quando sente dor
• Explicar porque é importante falar sobre a dor que esteja, eventualmente, a sentir.

Em todos os casos é recomendado buscar ajuda de um profissional habilitado, para avaliar e indicar o melhor tratamento.

Em nossa clínica possuímos Terapeutas Ocupacionais, com certificação internacional em Integração Sensorial de Ayres, que podem te auxiliar.

O que não te contaram sobre a Terapia ABA

Baseada em evidências Científicas;
Intervém em múltiplos comportamento;
Ensina novos comportamento e habilidades;
Aumenta os comportamentos socialmente relevantes;
Diminui os comportamento indesejados;
Promove a autonomia e independência;
Adaptação do programa às necessidades de cada indivíduo;
Pode ser feito em casa, na escola, em clínicas e até em espaços compartilhados.

Adaptações de materiais escolares importantes para o desenvolvimento das crianças

O retorno às aulas em si, já traz diversas inquietações para as famílias e em especial para as crianças, que por vezes, começam em um espaço novo ou retomam uma rotina mais intensa.

Os materiais escolares são itens importantes para auxiliar os pequenos nesta etapa.

Assim, separamos algumas dicas para que eles possam acompanhar e desenvolver as atividades propostas.

Importante lembrar que, se a criança é acompanhada por uma equipe multidisciplinar é ESSENCIAL que ela participe das adaptações e oriente a escola e família, quanto o que pode ser feito.

Livros com marcadores colocar clipes ou velcro (desses usados nos pés de móveis) entre as páginas ajuda a manipulação por quem tem dificuldades motoras.

Cadernos com linhas escurecidas, usar uma caneta ou hidrocor para reforçar as linhas das páginas torna a escrita mais fácil das crianças com capacidade visual reduzida.
Objetos sonoros Inserir guizos ou grãos dentro de bambolês e bolas os deixa perceptíveis aos deficientes visuais.

Lápis com engrossador, encaixar uma bola de borracha na parte de trás do lápis, ou envolvê-lo com espuma, aumenta a sua circunferência e facilita o uso para quem tem dificuldade motora.

Alfabeto ampliado, colar as letras sobre tampas de garrafa, caixas de vídeo ou de fósforo, deixa as peças mais altas e fáceis de visualizar para quem possui baixa visão.

Tesoura para canhoto que tem apoio para o dedinho da mão esquerda, tornando- se anatômica e confortável.

Recursos fazem com que os estudantes participem das aulas de forma efetiva e se sintam incluídos neste espaço escolar.

Cada criança é única e possui necessidades específicas.

Modelo Denver de Intervenção Precoce é eficaz no tratamento do Autismo?

O Modelo Denver de Intervenção Precoce (Early Start Denver Model – ESDM) é uma forma de terapia comportamental para crianças no espectro autista, indicada para menores de cinco anos.

O modelo é baseado nos métodos da Terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicado).

Esse modelo é um dos poucos métodos que têm sua eficiência comprovada cientificamente. Em 2012, o Modelo Denver foi eleito pela Revista Time como um dos 10 maiores avanços da medicina.

Segundo especialistas, o grande diferencial do Modelo Denver está no uso de estratégias de ensino naturalistas, em que a criança aprende através da brincadeira e do jogo, sem abandonar os princípios da ciência da análise do comportamento aplicada (ABA – Applied Behavior Analysis).
Dentre suas especificidades está:

– Uso de incentivos relacionados com os objetos e respostas da criança;
– Permitir com que a criança escolha;
– Intercalar manutenção e aquisição;
– Validar as tentativas da criança;
– Atividades altamente motivadoras;
– Partilhar o controle dos materiais e das interações com a criança;

O que toda Assistente Terapêutica precisa

TER
• Ética;
• Cooperação;
• Gosto por aprender;
• Respeito pelo outro.

CRIAR
• Vínculo com aprendiz;
• Parcerias com os colegas e supervisoras;
• Oportunidades de desenvolvimento para o aprendiz.

ORGANIZAR
• Brinquedos;
• Ambientes naturais;
• Rotinas sensório sociais;
• Roupa adequada.

FAZER
•Coleta dados;
• Participar das supervisões semanais;
• Registrar orientações revisadas em supervisão;
•Refinar sua prática juntamente com a sua supervisão.

A Assistente Terapêutica, conhecida também como AT, trabalha em ambientes clínicos para fornecer planos de tratamento para pacientes diversos, incluindo aprendizes no Espectro Autista.

Ela trabalha, a fim de criar as mudanças mais impactantes para um paciente de forma individual.

Assim, precisa aprender sobre como realizar medidas e avaliações do comportamento, aquisições de habilidades, como trabalhar a redução de problemas comportamentais.

Além disso, também é importante aprender sobre as documentações e relatórios.

Se você tem interesse em se tornar uma AT, anote estas dicas!
E acompanhe nossas redes sociais para saber mais sobre nossas oportunidades.

@clinicatodos

Precisamos disseminar empatia, respeito pelo outro. Entenda mais sobre o colar do girassol.

O colar do girassol foi criado com objetivo de facilitar e humanizar o atendimento às pessoas com alguma condição de saúde não perceptível facilmente pelos que estão ao redor, como o autismo, por exemplo.

A intenção é de que ao identificar uma pessoa com o cordão, as equipes de atendimento de supermercados, lojas, consultórios, entre outros, priorizem a assistência a esse cliente e seus acompanhantes.

A ideia do colar surgiu em 2016. Funcionários do aeroporto de Gatwick, Inglaterra, criaram o “cordão do girassol” para identificar com mais facilidade pessoas com algum tipo de deficiência invisível e suas famílias. Assim poderiam priorizar o suporte a estas pessoas durante atendimento no local.

No Brasil, alguns estados já sancionaram a lei que institui o colar do girassol para identificar pessoas com deficiências ocultas, indo além dos aeroportos.

A disseminação dessa informação associada à sensibilização dos funcionários é, sem dúvida, um ganho na qualidade de vida da pessoa com autista. Embora não haja, ainda, lei federal para determinar que o cordão de girassóis seja aceito como veículo de acessibilidade. Tanto para a população com TEA, como para outras deficiências consideradas “invisíveis”.

Então, quando vir alguém com um colar de girassol, entenda que aquele que o usa precisa de uma atenção extra. Colabore explicando para que quem não tem a informação compreenda do que se trata.

Precisamos disseminar empatia, respeito pelo outro. O colar do girassol veio para facilitar esta tarefa cada vez mais necessária em nossa sociedade.

Fonte: hidden disabilities store

Decreto nº 11.370 / 2023 – O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição, Revoga o Decreto nº 10.502, de 30 de setembro de 2020, que institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida.

Sobre a inclusão escolar brasileira.
✅ Diversas escolas da rede regular de ensino (públicas e privadas) usaram esse decreto para negar a matrícula aos alunos de inclusão.
✅ Necessidade de capacitação dos professores e demais integrantes da comunidade escolar, adaptação curricular e acessibilidade COM URGÊNCIA.
Se a inclusão escolar estiver sendo negada, procure os Órgãos de Defesa (MP, Defensoria Pública, delegacia…) ou procure um advogado.

Texto original sobre o Decreto Revogado: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/decreto/d10502.htm

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