5 Marcos do Desenvolvimento Social

Respeite o tempo da criança, mas observe os marcos do desenvolvimento social.

3 meses – Sorri, mostra prazer em interagir
6 meses – começa a rir, joga jogos simples, segura objetos, demonstra vontade de interagir com os pais e pessoas ao redor
1 ano – emoções passam ser demonstradas, como a chamada e ansiedade na separação dos pais ou cuidador. Também passam a compreender determinados objetos como sendo “seus” (sentimento de posse).
2 anos – Imitam comportamentos dos adultos, demonstram frustração, orgulho, carinho e outras emoções.
3 anos – compreendem o gênero, interagem com outras crianças

Fonte: Marcos de desenvolvimento – conteúdo adaptado de “Autism Developmental Stages”

É importante lembrar que cada ser é único e assim o desenvolvimento vai se dá de uma forma diferente para cada, mas existem marcos importantes que precisamos estar atentos.

Quais os benefícios da piscina de bolinhas nas terapias

Parece uma simples brincadeira, mas é um recurso terapêutico muito utilizado na terapia de integração sensorial, estimula o sistema proprioceptivo, tátil e visual, promove diferentes sensações e informações que serão processadas e integradas no cérebro.

Desde o simples fato de subir os degraus para entrar na piscina, requer equilíbrio e atenção, assim como um exercício cerebral de planejamento prévio.

Você utiliza este recurso, ou quer saber mais, comente aqui!

Tipos de preensão

Muitas pessoas desconhecem que passamos por etapas também no processo de preensão, ou seja, no movimento de segurar o lápis na escrita, assim acabam por exigir das crianças algo do qual não estão prontas.

Esta habilidade precisa de estímulos para que se desenvolva adequadamente, por isso fique atento nestes marcos:

Preensão palmar – É a preensão primitiva, aparece por volta de 1 ano. O material mais adequado para ser utilizado é o giz de cera grosso, pois a criança segura com toda a mão.

Preensão digital ou supinada – Aparece entre os 2 e 3 anos. Os dedos seguram o lápis e o ombro começa a ter mais estabilidade. Material adequado: giz de cera.

Preensão com quatro dedos – Aparece entre 3 e 4 anos. Os quatro dedos seguram o lápis. O movimento nessa fase vem do punho e dos dedos. Materiais adequados: giz de cera, lápis e canetinhas jumbo.

Preensão trípode ou madura – A partir dos 4 anos e meio e se desenvolve até os 7 anos de idade, momento em que o movimento irá se aperfeiçoar. Neste movimento observamos o segurar conforme uma pinça. Materiais: giz de cera, lápis de cor e canetinhas.

Integração Sensorial de Ayres®. Entenda!

No dia 18 de Julho, estaria completando 101 anos a terapeuta ocupacional, Dra. Anna Jean Ayres.

Aproveitando a data, vamos falar um pouco sobre a profissional e todo legado deixado por ela para o que conhecemos hoje como INTEGRAÇÃO SENSORIAL DE AYRES®.

Filha de professores, Anna afirmou que na infância sofria com sintomas similares aos da disfunção que futuramente viria a estudar.
Ayres recebeu seu bacharel em terapia ocupacional em 1945, seu mestrado em terapia ocupacional em 1954, e seu PhD em psicologia educacional em 1961, todos pela University of Southern California. Após sua formação, ela começou a trabalhar no Instituto de Pesquisa do Cérebro (UCLA), onde seu interesse e estudo da disfunção de Integração Sensorial começou.

Durante a sua carreira, pesquisou um novo paradigma para explicação de uma variedade de problemas neurológicos e de aprendizagem em crianças e adolescentes que até então não eram compreendidos: as Disfunções de Integração Sensorial (DIS).

A Integração Sensorial é um processo neurobiológico que promove a capacidade de processar, organizar, interpretar sensações e responder de maneira apropriada ao ambiente. Permite que os sentidos forneçam informações acerca das condições físicas do corpo e do ambiente e, portanto, possibilita a criança experimentar o corpo nas ações e nas atividades do dia-a-dia. Em contraste, a Disfunção de Integração Sensorial é uma desordem na qual a informação sensorial não é integrada ou organizada adequadamente no cérebro. E pode produzir vários graus de problemas no desenvolvimento, no processamento da informação, no comportamento e na aprendizagem tanto motora quanto conceitual.

Três sistemas sensoriais são centrais na Teoria de Integração Sensorial: tátil, vestibular e proprioceptivo. Suas interrelações começam a se formar antes do nascimento e continuam a se desenvolver a medida que a pessoa amadurece e interage com seu ambiente. Embora estes três sistemas sensoriais sejam menos familiares do que a visão e a audição, eles são importantes para nossa sobrevivência básica e desenvolvem um papel fundamental no comportamento humano tanto físico quanto mental.

A avaliação e o tratamento de Integração Sensorial são realizados por terapeutas ocupacionais com formação em Integração Sensorial de Ayres®. Os objetivos gerais do terapeuta ocupacional são: prover experiências sensoriais, auxiliar a criança na inibição e/ou modulação da informação sensorial; organizar a criança no processamento de resposta mais adequadas aos estímulos sensoriais; e promover oportunidades para o desenvolvimento de respostas adaptativas cada vez mais complexas.

Na Clínica Todos, temos profissionais qualificados que proporcionam atendimento adequado aos pequenos.

Buscando Terapia Ocupacional com Integração Sensorial de Ayres® para seu(a) filho(a)? Entre em contato com a nossa equipe: (51) 3372-0430

Fonte.: https://www.integracaosensorialbrasil.com.br/integracao-sensorial

ANS acaba com limitação de atendimentos para autistas!

A ANS (Agência Nacional de Saúde Complementar) divulgou nesta quinta-feira (08/07/2021) após reunião realizada que, acabou com a limitação de atendimentos de fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais para pacientes do espectro autista.

A princípio, os diretores iriam decidir apenas sobre o cumprimento de uma decisão liminar da Justiça Federal de São Paulo que, atendendo a um pedido da Procuradoria da República do estado, determinou que os planos de saúde cobrissem integralmente as terapias multidisciplinares. Antes disso, o limite já havia caído nos estados do Acre, Alagoas e Goiás, e o Ministério Público Federal (MPF) vinha atuando para ampliar essa decisão para todo o território nacional, visando unificar o entendimento sobre a questão.

Porém, durante a reunião desta quinta, o diretor de Normas e Habilitação dos Produtos, Rogério Scarabel, disse que sua equipe técnica avaliou que foi criada uma situação não isonômica a beneficiários de diferentes estados.

Com base no art. 25 da Resolução Normativa 439/2018, que estabelece que o rol pode ser modificado a qualquer tempo pela ANS, houve a recomendação de alteração, de forma excepcional, das diretrizes de utilização em vigor para a extensão da inaplicabilidade do limite de sessões.

“Entende-se como uma alternativa necessária e também oportuna, de cunho protetivo à cobertura equânime dos beneficiários em território nacional e que pacifica, do ponto de vista das lides judiciais em curso”, afirmou Scarabel.

Segundo presidente da ANS, Rogério Scarabel, a medida atende um clamor da sociedade, assim como torna o tratamento justo para todos usuários de planos de saúde nessa condição.

A regra geral, prevê a obrigatoriedade de cobertura de até 90 sessões por ano com fonoaudiólogo, 40 com psicólogo e o mesmo para terapia ocupacional.

Isto porque o direito a atendimento ilimitado a autista já vinha sendo garantido por ações judiciais em diferentes estados.

Vitória para a inclusão!

Fonte:
https://extra.globo.com/economia/ans-acaba-com-limitacao-de-atendimento-para-autistas-com-fonoaudiologos-psicologos-terapeutas-25098743.html

ANS derruba limite de cobertura de sessões para autistas em todo o Brasil

Fisioterapia no desenvolvimento motor infantil

A atuação do fisioterapeuta vai muito além de tratar doenças, atua na prevenção e na promoção de saúde. O campo de atuação da fisioterapia é muito amplo, existem várias especialidades dentre elas a fisioterapia neurofuncional pediátrica.

O fisioterapeuta que atua na reabilitação de crianças precisa ter em sua formação cursos que capacitam para atuar com estes pacientes. É importante buscar por profissionais que estão atualizadas na sua área de atuação. O fisioterapeuta Neurofuncional pediátrico possui vasto conhecimento sobre desenvolvimento motor, identifica precocemente atrasos nos marcos motores e tem habilidade para intervir para permitir que a criança venha a
desenvolver seu potencial máximo.

Alguns sinais que são importantes observar:
– Criança apresentar dificuldades para realizar algum movimento que crianças da mesma idade já realizam;
– Apresenta posturas inadequadas, tem dificuldade para caminhar após 14 meses.

Nestes casos é preciso ir em buscar por atendimento especializado.
Algumas das habilidades que a criança pode obter com os atendimentos de fisioterapia são: fortalecimento muscular, controle postural, equilíbrio, coordenação e mobilidade. Além das aquisições motoras a fisioterapia também vai desenvolver de forma conjunta outras habilidades como atenção, interação social, autonomia promovendo assim maior qualidade de vida.

Realizar intervenção precoce é de extrema importância. Quanto mais cedo inicia os atendimentos fisioterapêuticos mais chances de aquisição de novas habilidades, isto se deve a plasticidade cerebral ser maior na infância. Os pais precisam estar atentos para identificar atrasos no desenvolvimento neuropiscomotores e em caso de dúvida, o mais indicado é sempre buscar por profissionais especializados.

Texto por:
Aline Freitas Gomes,
Fisioterapeuta Neurofuncional na Clínica Todos.

Lançamento da carteira para pessoas com Austismo

Nesse mês de Junho, mais precisamente no dia 18/06, a FADERS (Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD e PcAH no Rio Grande do Sul) lançou a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (Ciptea).

O documento vem com grande importância na vida das pessoas autistas e suas famílias, já que o Transtorno do Espectro Autista não é algo vísivel assim como a Síndrome de Down. Sendo assim, a carteira vem com o intúito de ajudar autistas a reivindicarem seus direitos.

A carteira também servirá para que associações, estado e municípios consigam ter dados da população com autismo para cobrar ou planejar políticas públicas para o grupo.

Abaixo o relato de uma mãe em uma entrevista ao site G1:
“As pessoas olham pra nós, olham pros nossos filhos, que não têm uma deficiência visível, e ficam nos questionando. Então, ter essa carteira vai nos dar essa questão da prioridade pela lei, né. Vai facilitar porque nós vamos mostrar a carteira”, destaca a presidente da Associação de Autistas, Amigos, Pais e Mães de Pelotas, Eliane Bitencourt.

De acordo com o presidente da FADERS, Marquinho Lang, o documento atende aos requisitos da Lei Federal 13.977/2020, conhecida como Lei Romeo Mion (em referência ao filho do apresentador Marcos Mion), e traz algumas inovações. “A Ciptea gaúcha terá um QR Code, em que será possível obter mais dados sobre a Pessoa com TEA além daqueles em que estão no documento físico, inclusive, tendo a geolocalização do endereço residencial”.

O presidente ainda menciona: “Fazendo a leitura vai levar pra página da Fadergs e a página vai ter todos os outros dados que não tem aqui, inclusive com o médico que atende”.

Para emissão do documento, basta preencher o formulário online clicando aqui.

Para pessoas que não têm acesso a internet, recomenda-se a busca por entidades como as Associações para Pessoas com TEA e as APAES.

A diretora-técnica da FADERS, Ana Flávia Beckel Rigueira, ressalta que a implantação do documento ajudará na definição de políticas públicas para as pessoas com TEA. “Atualmente, não temos dados oficiais sobre o número de pessoas com autismo no Estado e no Brasil. Temos um número de pesquisas internacionais, de que um em cada 54 nascidos possui Transtorno do Espectro Autista. Com a Ciptea, poderemos criar um banco de dados que nos dará informações mais próximas da nossa realidade”.

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Fontes:
https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2021/06/18/faders-lanca-carteira-para-identificar-pessoas-com-autismo-no-rs.ghtml
https://faders.rs.gov.br/carteira-de-identificacao-da-pessoa-com-tea-passa-a-ser-feita-no-rio-grande-do-sul

Diagnóstico para TEA na pandemia Covid-19

O afastamento do convívio social devido à pandemia (inclusive da vida escolar) pode gerar muitos prejuízos às crianças. Principalmente para aquelas que possuem algum atraso no desenvolvimento.

Isso acontece tanto pela falta de identificação dos sinais que a criança pode apresentar (intenção de diagnótico precoce), quanto na falta de estímulos que o ambiente inclusivo proporciona.

Como já sabemos, o Transtorno do Espectro Autista não é uma doença, porém é uma condição permanente que exige intervenção precoce com diversas terapias. Sendo assim, quanto mais cedo obtivermos o diagnóstico, melhor é para o desenvolvimento da criança.

A preocupação em ter o diagnóstico antes do 2 anos de idade, se dá pelo aproveito da neuroplasticidade que a criança possui, ou seja, com intervenção precoce o cérebro pode se moldar de uma maneira que ocorra menos impactos na vida do paciente, como suavizar esterotipias e estimular a fala por exemplo.

Com isso, o olhar da família e de pessoas do convívio da criança são extremamente importantes nesse momento de isolamento. É preciso ficar atento aos sinais que a criança apresenta na rotina diária para que rapidamente seja feita uma consulta ao neuropediatra.

Para os pequenos que já realizam intervenção, é preciso cuidado para que o distanciamento não tenha tanto impacto na evolução apresentada. É de extrema importância que se evite a interrupção das terapias para evitar a regressão do paciente.

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Fontes: https://noticias.r7.com/saude/pandemia-pode-atrasar-diagnostico-e-regredir-tratamento-de-autismo-06062021

Método Bobath

A abordagem Bobath atua no desenvolvimento neuropsicomotor da criança, diretamente nas questões do tônus postural, facilitando os padrões de movimentos, a variabilidade de posturas e as habilidades funcionais.

Contribuindo para um melhor desempenho motor, é possível ensinar as crianças a realizarem as atividades do dia-a-dia e as ativações corretas dos músculos ocorrerão como conseqüência destes estímulos adequados.

O terapeuta é capaz de ajudar a criança a mover-se da forma esperada, de acordo com as fases do desenvolvimento de cada indivíduo, favorecendo, através dos manuseios o movimento mais ativo dentro das trocas de posturas e das atividades funcionais. Um profissional devidamente qualificado, auxilia a criança através dos movimentos, facilitando o desenvolvimento motor da criança e avançando para seu desenvolvimento de forma independente.

Através da ótica do desenvolvimento infantil, o profissional com a adordagem Bobath, identifica as inabilidades e traça metas para ganhos de objetivos funcionais. Contribuindo para que os ajustes posturais fiquem mais adequados às funções, bloqueando movimentos e/ou atividades irregulares, de forma eficiente.

Se você ficou com alguma dúvida ou tem interesse de saber mais informações, entre em contato. A clínica Todos fica na cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, é uma clínica multidisciplinar com abordagem comportamento, focada em atendimento de crianças com atrasos de desenvolvimento.

Dica de brinquedo: Legos

4 dez 2020 Brinquedos

Deem as boas-vindas ao LEGO! ??

Hoje vamos conferir o que esse brinquedo maravilhoso pode fazer por nós!

 

Esse jogo simples de construção pode ajudar de várias formas devido ao seu processo de construção livre ter efeitos muito positivos.

Ele oferece uma grande capacidade para desenvolver a motricidade fina e inteligência emocional. Além disso, é ideal para a psicoterapia.

 

O Lego promove a criatividade e dá asas à imaginação, à expressão, à capacidade de conquistar objetivos e até mesmo de projeção de desafios, além de incentivar a empatia!

 

Ao começar a juntar as peças, a criatividade e a imaginação, junto com o trabalho manual, colocam em funcionamento processos mentais que permitem ao observador atingir um conhecimento mais profundo do indivíduo.

 

Os jogos de construção permitem que cada indivíduo ofereça uma pequena amostra sobre como enxerga o mundo, pois oferece inclusive um excelente campo para expressar o abstrato e sintetizar o complexo. Assim, podemos conseguir simplificar os processos, ao mesmo tempo em que se obtém uma informação fantástica para melhorar a eficiência das ações.

 

 

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