Dica de como guardar os brinquedos de acordo com o Modelo Denver de Intervenção precoce
Comece guardando brinquedos menos favoritos, antes que a criança perca a motivação
Guarde cantando uma música, que marque este momento
Suporte verbal é sempre bem vindo, assim ofereça o objeto e peça que a criança guarde.
Se ela não guardar é hora de utilizar o suporte gestual, então aponte para a caixa e peça que guarde.
Se mesmo assim ela não fizer os comandos pode oferecer um suporte físico, colocando o objeto na mão da criança e ajudando ela a guardar.
O momento de guardar os brinquedos é muito significativo, pois desenvolve diversas habilidades, dentre elas a de compreender a rotina.
É importante iniciar este processo quando a criança ainda está motivada, pois assim o processo será mais eficaz.
Caixas organizadoras transparentes, podem auxiliar neste momento, assim como na autonomia para as próximas brincadeiras.
Vale lembrar que o Modelo Denver de Intervenção Precoce, segue um modelo de ensino naturalista, ou seja, dentro de um contexto funcional, usando a brincadeira como forma de reforçador ( a própria atividade é reforçadora, porque a criança está se divertindo.)
Guarde cantando uma música, que marque este momento
Suporte verbal é sempre bem vindo, assim ofereça o objeto e peça que a criança guarde.
Se ela não guardar é hora de utilizar o suporte gestual, então aponte para a caixa e peça que guarde.
Se mesmo assim ela não fizer os comandos pode oferecer um suporte físico, colocando o objeto na mão da criança e ajudando ela a guardar.
O momento de guardar os brinquedos é muito significativo, pois desenvolve diversas habilidades, dentre elas a de compreender a rotina.
É importante iniciar este processo quando a criança ainda está motivada, pois assim o processo será mais eficaz.
Caixas organizadoras transparentes, podem auxiliar neste momento, assim como na autonomia para as próximas brincadeiras.
Vale lembrar que o Modelo Denver de Intervenção Precoce, segue um modelo de ensino naturalista, ou seja, dentro de um contexto funcional, usando a brincadeira como forma de reforçador ( a própria atividade é reforçadora, porque a criança está se divertindo.)