O está por trás do brincar?
O brincar como forma científica de aprendizagem para a criança. Veja os benefícios que o brincar desenvolve para as crianças. Ajudando as diferentes áreas da psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, musicoterapia, psicopedagogia e outros a se conectarem e ampliarem suas possibilidades de crescimento para as crianças:
- Os pensamentos atuais da criança são importantes e estão relacionados a conhecimentos prévios, atitudes e objetivos. O brincar oferece muitas oportunidades para o adulto observar as ações que indicam a natureza do pensamento da criança.
- Os indivíduos constroem seus próprios significados por meio de processos sociais e de interação com o ambiente físico. Trabalhando e brincando com seus pares, as crianças se desenvolvem por meio da colaboração e da experimentação.
- A construção de significado é um processo contínuo e ativo. Os aprendentes estão continuamente gerando, verificando e reestruturando ideias e hipóteses. O uso de objetos de diferentes tamanhos, cores, formas, pesos e densidade desafia os pensamentos lógicos de dedução baseados nas evidências que estão diante da criança.
- A aprendizagem envolve mudança conceitual. Os conceitos precisam ser reorganizados conforme o aprendiz absorve e consolida o que está vivenciando.
- As atividades de brincar e aprender precisam ser significativas para a criança. Conforme a motivação e o envolvimento vão aumentando em relação à atividade, mais oportunidades da aprendizagem ser armazenada na memória de logo prazo haverá.