Dicas de como ensinar a apontar
A comunicação não verbal também possui grande relevância, pois a linguagem corporal diz muito sobre uma pessoa.
Para que a FALA COMUNICATIVA aconteça a criança precisa entender primeiro a FUNÇÃO da linguagem.
Crianças que ainda não se comunicam através de gestos e do contato visual dificilmente entendem isso, de que são capazes de TROCAR MENSAGENS com o outro.
Ensinar a APONTAR é uma forma de ensinar a criança a OBTER o que QUER de forma APROPRIADA, para assim posteriormente desenvolver a linguagem verbal.
OLHAR para onde APONTAMOS também é importante para a criança entender que a comunicação tem duas vias e que queremos compartilhar algo com ela!
O gesto de apontar surge pelos 9 meses de idade, sendo que a criança começa a apontar com um objetivo comunicativo pelos 11/12 meses de idade (Tomasello, 2007). Isto significa que a partir desta idade, o bebé começa a apontar para fazer pedidos.
Normalmente o apontar acontece de uma forma muito natural, pois os adultos apontam coisas para as crianças e como uma forma de imitação as crianças passam a apontar para os adultos também e isto significa um compartilhamento de informação.
Mas, apesar de parecer uma tarefa simples, é uma construção muito simbólica para a criança, pois ela precisa entender que o dedo indicador pode comunicar algo é necessário o desenvolvimento de diversas habilidades.