Fonoaudiologia – Atraso de Linguagem

Espera-se que no primeiro ano de vida, as crianças iniciem a produção das primeiras palavras e a partir do segundo ano, as palavras são combinadas e as primeiras frases começam a aparecer. Quando tais habilidades não aparecem ou demoram a aparecer, há motivos de preocupação.

Dentre as possíveis causas desse atraso no desenvolvimento da fala, estão a dificuldade de audição ou falta de estímulos adequados. O quadro também está associado a limitações cognitivas e autismo.

Um destes quadros pode ser a apraxia de fala. Mas o que é isso?

Segundo a Associação Americana de Fonoaudiologia (ASHA), a apraxia de fala na infância é um distúrbio neurológico motor que afeta a produção dos sons da fala, gerando uma dificuldade na capacidade em planejar e/ou programar a sequência de movimentos articulatórios, o que resulta em erros de produção de fala e alteração de prosódia.

Em relação à fala, a criança com apraxia tem a intenção de se comunicar, mas ela tem dificuldades.
O diagnóstico de atraso/alteração/distúrbio de linguagem, é de competência da fonoaudióloga, juntamente com um médico neurologista e cabe a partir do diagnóstico elaborar um programa de intervenção específico e eficiente para cada caso.

Na dúvida, não perca tempo e procure um fonoaudiólogo com experiência na área de linguagem infantil para uma avaliação.

Search

+
WhatsApp chat